domingo, 27 de julho de 2008

Um lugar...

Alto José do Pinho..

“O Alto José do Pinho foi formado por antigos operários têxteis da fábrica da Macaxeira, explica o professor de História da Universidade Federal de Pernambuco, Antônio Montenegro. “Havia um grupo grande de feirantes que morava na área. Os primeiros moradores da década de 1940/1950 tinha fortes laços rurais, e serviram como fonte para atrair outros parentes e amigos, principalmente da região norte do estado. Essa população ajudou a desenvolver a cultura popular, maracatu, reisados e outras manifestações, o que depois foi recriado pelos mais jovens, que misturam o rock com o popular.”

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/04/253534.shtml



Área territorial: 41,3 Hec
POpulação: 12 433


É lá onde se localiza a Rádio Comunitária Alto Falante, que existe desde 2003 e faz a contra-comunicação! Isso mesmo, a sua programação educativa-cultural, vai na contra-mão da comunicação aqui em Recife, prestando um serviço de utilidade pública, social e cultural.

A emissora funciona em um dos boxes do mercado público do bairro e leva sua mensagem através de caixinhas de som espalhadas pelo bairro. A Alto Falante funciona sem computador, ainda utiliza-se dos antigos vinis e conta com uma mesa de som pequena. Apesar das dificuldades técnicas, a emissora é considerada um exemplo de comunicação popular.


*Ficou interassado em ouvir a rádio?
dá uma pulinho lá no Pinho.. e se der nas terças-feiras..
aí você aproveita e ouve o programa Comunicando (das 15h às 16hs) e, logo em seguida, o |Literassom (das 16hs às 17:30hs)



*logo logo o Alto Zé do Pinho falará pro mundo.. via internet
aguardem!


como chegar:
. se você está no centro da cidade pode pegar o ônibus Alto José do PInho e descer no terminal.. atravessou a rua e você verá o mercado público.. e só entrar e ficar à vontade.

. se você usa a integração da macaxeira, pode pegar o Av. Norte/Macaxeira e descer na parada do Sesc de Casa Amarela; é só subir a ladeira e perguntar aonde fica a rádio.. sem erro!

é isso!

.



Nenhum comentário: